28/10/2012

ITAIPU BINACIONAL

Gurias!!



Hoje vou falar um pouquinho sobre a ITAIPU e o que eu conheci dela.
Como falei no post anterior o evento no qual participei aconteceu dentro da ITAIPU no PTI.

ITAIPU - A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, a maior hidrelétrica do mundo. Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982.
No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta".

Com o evento sendo realizado na hidrelétrica possibilitou que eu pudesse fazer turismo por lá.
Para conhecer a ITAIPU existem três tipos de visitas: 


CIRCUITO ESPECIAL: Permite a visita ao interior da barragem.Exibição de um filme sobre Itaipu e ônibus especial e roteiro para acompanhamento. Com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. O roteiro tem sete etapas:

1ª parada – Estação Mirante Central e Painel do Poty
2ª parada – Estação Barragem de Concreto
3ª parada – Estação Catedral
4ª parada – Estação Edifício da Produção
5ª parada – Estação Sala de Comando Central 
6ª parada – Estação Canal de Fuga
7ª parada – Estação Galeria

VISITA PANORÂMICA: Permite a visão panorâmica da usina, a partir do mirante central, de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro. A visita é feita em ônibus da Itaipu ou em ônibus de turismo, para quem fizer parte de excursões. Antes da saída é exibido um documentário sobre Itaipu. A duração é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Está disponível nas duas margens.

VISITA INSTITUCIONAL: É uma visita oficial, restrita à empresas, instituições, centros de pesquisas, universidades e escolas. Devem ser agendadas com antecedência e a confirmação está sujeita à agenda de Itaipu.

Além dessas visitas a ITAIPU proporciona outras formas de turismo:

ECOMUSEU: Conserva a história da usina e da região brasileira em que foi construída a hidrelétrica. O visitante percorre um circuito dividido em módulos que apresentam desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação ambiental da Itaipu.

REFÚGIO TATÍ YUPÍ: Uma unidade de proteção ambiental criada e mantida pela Itaipu na margem paraguaia e aberta à visitação turística.

Passear pelos 2.245 hectares de bosques naturais, cascatas como o Salto Kañinmy e nascentes de águas cristalinas. Caminhos interpretativos levam os visitantes do Refugio Tatí Yupí a este ecossistema de fauna rica e flora variada. As trilhas podem ser percorridas em bicicletas, charretes ou a cavalo.

VIVEIRO FLORESTAL: Uma ampla área em que a Itaipu produz mudas destinadas ao reflorestamento de matas e florestas degradadas pela ação do homem.


REFÚGIO BELA VISTA: É uma unidade de proteção ambiental, criada nos anos 70 para receber milhares de animais “desalojados” pela usina, em que Itaipu pesquisa a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas.

Percorrer trilhas em meio à mata para ver de perto, em viveiros, animais como a onça-pintada, o macaco-prego e o gambá, nativos da região do reservatório. 


Além dessas ainda tem:

CANAL DA PIRACEMA
ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM
MUSEU DA TERRA GUARANI
ZOOLÓGICO REGIONAL
SALTOS DO RIO MONDAY
MONUMENTO BERTONI
POLO ASTRONÔMICO

Para saber mais sobre as visitas na ITAIPU acesse o site: http://www.itaipu.gov.br/ ou consulte o site: www.turismoitaipu.com.br , onde é possível até mesmo simular uma agenda de visitas. 
Outras informações como valores do ingresso podem ser esclarecidas no site turismoitaipu.

E se vocês ficaram com alguma dúvida entrem em contato através do telefone ou email0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 / reservas@turismoitaipu.com.br


Gurias quem for a Foz do Iguaçu vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecer essa maravilha que é a hidrelétrica.









0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que achou do post. Sua opinião é muito importante pra nós!