04/10/2012

Mancha de esmalte na roupa

  Gurias hoje o post é relacionada ao que aconteceu comigo.

  Na hora de passar esmalte nas unhas podem acontecer os mais variadíssimos acidentes como por exemplo deixar cair o pincel na mesa ou na roupa, entornar o vidrinho do esmalte ao tentar recolocar o pincel, dentre outros.
  Estava eu pronta para um aniversário, e resolvi passar um extra brilho nas unhas e o que aconteceu? Deixei cair uma gotinha na minha calça, que desespero! Fiquei totalmente frustrada ao ver a mancha na perna. Imediatamente fui ao banheiro e esfreguei o local com água e não resolveu.
  Então triste eu fui pro aniversário com a pequena manchinha. É   pequena mesmo, quem não sabe nem percebe..mas eu sei que existe! 
  Após chegar do aniversário a primeira coisa que fiz foi procurar soluções para minha calça. E é isso que vou ensinar hoje!


  Descobri que existem diversas formas de como tirar mancha de esmalte da roupa, mas em primeiro lugar é fundamental adequar o método ao tipo de tecido , ou seja, se o tecido for muito delicado a forma como tirar mancha de esmalte da roupa deve ser delicado e o mesmo para tecidos mais robustos.

Peças delicadas
  Para remover manchas de esmalte em tecidos como a seda, fibra de vidro ou viscose, deixe a mancha endurecer e raspe com uma espátula a parte mais sólida.
  Umedeça uma esponja com um removedor de manchas e coloque-a sobre a mancha, sem esfregar. O removedor irá amolecer a mancha e eliminá-la.
  Por fim, lave a peça de roupa com um fluido próprio para limpeza a seco e deixe secar naturalmente.

Peças mais robustas

  
Tecidos como spandex, náilon, linho, algodão, poliéster, jeans, acrílico?
  Em primeiro lugar, deixe a mancha endurecer e raspe toda a parte sólida.
  Em uma ponta do tecido, de preferência escondida, teste um pouco de acetona para ver se não modificará o tom natural da peça. Quando a acetona já não estiver a surtir efeito, umedeça outra esponja com um solvente para limpeza a seco e volte a esfregar a mancha. Por fim, deixe secar naturalmente.
  No caso de não haver alterações, aplique um pouco de acetona em uma esponja e esfregue a mancha.
  No caso de ter havido alteração na cor do tecido, não use acetona pois irá destruir a peça.

E as coloridas?

 Para remover manchas de esmalte em tecidos coloridos, de cor preta, couro ou camurça, raspe o excesso com uma espátula, faça uma mistura de água morna e sabão suave, agite energicamente e aplique com cuidado sobre a mancha para não a espalhar pelo tecido.
  Esfregue levemente para não danificar o tecido, passe um pano limpo para absorver o excesso de umidade e deixe secar naturalmente.

  Em um  próximo post conto como ficou a minha calça. Mas digo que essas dicas já me ajudaram. E estou ansiosa pra vê-la sequinha e espero que sem nenhum resquício de esmalte.

  E vocês já passaram por isso? Conseguiram tirar a mancha? Tem alguma dica para me dar?

  Beijocas!



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que achou do post. Sua opinião é muito importante pra nós!