30/12/2012

Cuidados com a pele: Protetor solar


Você sabe como usar corretamente?


  Ficar na praia sem nenhuma proteção é um ato de extrema irresponsabilidade. Para realmente ter eficácia e bons resultados com o produto é necessário atenção e alguns cuidados extras.

    O fator de proteção do protetor solar (FPS) é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade do produto. Estudos demonstram que muitos consumidores usam menos da metade da dosagem.

     Na prática, ignoramos (eu ignoro também) o modo de usar da embalagem e aí pode morar o perigo. Com aquele pouquinho que a gente costuma usar, quantidade que cabe no polegar, só conseguiremos uma proteção que pode variar entre um quarto e um terço da informada na embalagem do produto. Então é melhor começarmos a prestar mais atenção a esses detalhes.

  Para não ter problemas durante o verão como alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e câncer de pele é preciso tomar certos cuidados na hora de se expor ao sol.

    O horário de exposição deve ser o de menor intensidade dos raios solares. Não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas; (Esse é o nosso maior erro, quem é que respeita esses horários?)

   Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça, necessitam de um cuidado maior, de um protetor solar de FPS mais elevado;
Optar por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar; (Isso no nylon eu não sabia!)
    Verificar qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele.

  A eficiência de um protetor solar está relacionada diretamente à sua utilização correta. Fique atento às instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do produto.

    Os nossos sete erros: (sim nossos!)

  1. Usar filtro solar só na praia ou na piscina.
  2. Usar protetor solar para o outro tipo de pele.
  3. Não reaplicar a proteção solar periodicamente, enquanto está exposto ao sol.
  4. Passar o protetor já estando sob o sol.
  5. Usar apenas maquiagem com filtro solar.
  6. Usar protetor solar vencido.
  7. Praticar esportes sem protetor específico para isso.

  Confesso se não cometo os sete erros, já os cometi. 
  Quem sabe caprichar no uso do protetor solar e cuidar da pele não se torna que traria benefícios a minha saúde. Leia mais sobre as metas aqui.

  E você, está cuidando da sua pele direitinho? 
  Cuidado com os sete erros!




  Beijos, e aproveitem o sol! Essa é a melhor estação do ano, vamos aproveitar com responsabilidade. 



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que achou do post. Sua opinião é muito importante pra nós!