27/10/2013

NA MO A MI TUO FO

NA MO A MI TUO FO expressão que aprendi no Templo Budista em Foz do Iguaçu. Ao recita-las eliminamos nossas aflições e sofrimentos, trazendo saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios. (Recite: NAMO AMITUOFO) Vale a superstição, que tal recitar diariamente?

Templo Budista - Havia muito tempo que eu tinha o interesse de visitar o templo em Foz do Iguaçu, na viagem de 2012 não consegui realizar a visita, mas felizmente pude realizar mesmo que brevemente este ano. 
Um lugar maravilhoso, capaz de trazer uma paz inexplicável. Se fosse moradora de Foz certamente o templo seria o meu destino em dias que precisamos colocar a cabeça no lugar.


Ele contém uma grandiosa estátua em concreto de Mi La Pu-san, o famoso Buda sentado. Tem sete metros de altura, enorme e lindo, com sua superfície dourada quase ofusca os olhos de quem o vê. 


O templo está em um dos maiores centros de estudos e meditação do budismo na América Latina, construído a partir da união das comunidades chinesas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 42 hectares de extensão.
O terreno tem um jardim com cerca de 120 estátuas. Destas, 108 são idênticas, com 2,5 metros, todas alinhadas em direção ao pôr-do-sol. De longe, elas parecem um exército, mas cada uma representa uma reencarnação de Buda na terra. E significam boas-vindas às pessoas que estão chegando no templo, representam mulheres cujas mãos estão estendidas para frente. A posição de uma das mãos significa boas-vindas e a outra representa energia positiva. 


Vale prestar atenção nos bodhisattvas (destinados a iluminar), estátuas maiores que estão apoiadas em réplicas de dragão e elefante. Os bodhisattvas são encarregados de proteger as reproduções dos budas. Além das fisionomias sérias, elas chamam atenção pelas cores fortes. 


Outro destaque é o templo principal, com 2,5 mil metros quadrados e dois andares. Ele abriga a casa do mestre, sede oficial do líder religioso, além de outras cinco grandes esculturas colocadas sobre altares, representando O Grande Voto, A Suprema Felicidade, O Mestre da Medicina, A Grande Compaixão e “Sakyamuni”, também conhecido como o mestre fundamental. O acesso a esse ambiente, entretanto, é restrito e não podemos registrar. 

Pretendo voltar com mais tempo, é encantador. Possui também uma lojinha de lembranças e proteções. Tratei de trazer algumas proteções para algumas pessoas queridas e claro que uma me acompanha para todo lugar.
Curiosidade: O budismo é a quarta religião com mais adeptos no mundo. A religião foi inserida no Brasil por imigrantes japoneses.






Templo Budista 
Rua Dr. Jocivalder Vila Nova, 99 
Nova Califórnia - Foz do Iguaçu - PR 
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h30 às 17 horas

Informações: (0xx45) 3524-5566

Beijos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que achou do post. Sua opinião é muito importante pra nós!