20/11/2013

As cascas dos alimentos


O Calor está chegando com tudo, e é nessa época do ano que optamos por comer mais frutas. Esse calor escaldante pede alimentos mais leves.
Então vamos aproveitar esta semana, a próxima e todo o verão que está por vir  para comer muitas frutas e não desperdiçar nem as cascas dos alimentos.

Separei duas receitinhas que achei super válidas para a estação. São elas dicas de sobremesas que podem ser feitas com cascas de abacaxi e banana.


O abacaxi é uma ótima opção para repor as energias, tem grande oferta de nutrientes e  o melhor, retarda o envelhecimento, por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento. 

A casca do abacaxi possui enzimas como a bromelina que tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticoagulantes.

A banana é rica em fibras, é grande aliada na regulação do fluxo intestinal. Contém três açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose. E abastece nossos estoques de energia. Possui um aminoácido chamado triptofano que é precursor da serotonina, que está relacionada à regulação dos processos bioquímicos de humor e sono.


Geléia de Casca de Abacaxi

Ingredientes:
Cascas de um abacaxi
4 copos de água
Açúcar, o quanto baste
3 colheres bem cheias de maisena .

Modo de fazer:
Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.


Doce de Casca de Banana

Ingredientes:
5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas
2 1/2 copos de açúcar.

Modo de fazer:
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.


Quem fizer me conta como ficou! Logo também vou me arriscar na cozinha e posto lá em nossa fanpage o resultado.

Mil beijos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre o que achou do post. Sua opinião é muito importante pra nós!